sábado, 23 de agosto de 2014

ALFAVACA, BASILICÃO E MANJERICÃO - DIFERENÇAS!?



DIFERENÇAS ENTRE  ALFAVACA - BASILICÃO - MANJERICÃO


Como sabemos alguns produtos são conhecidos por diferentes denominações, conforme a sua região, como é o caso da macaxeira, mandioca e aipim, da abóbora e jerimum, da tangerina e bergamota e outros tantos. Mas são exatamente o mesmo alimento.
Sempre gostei muito de cozinhar e talvez em função disto o que mais me atrai na agricultura seja o plantio de grande variedade de ervas aromáticas e medicinais.
Quando iniciei os primeiros canteiros fiz uma lista primária que envolvia as seguintes ervas: salsa, cebolinha, salvia, tomilho, orégano, estragão, hortelã, manjericão verde e roxo, manjerona, alecrim, aneto, cerefólio e segurelha.
A junção destes temperos tem um aroma inigualável e a brisa da manhã o transporta sem barreiras. Sentindo aquele perfume todas as manhãs resolvi fazer um mix com todos eles, a exemplo dos pacotinhos de tempero misto desidratado. A venda foi um sucesso e a procura cada vez maior. Com o passar do tempo, outras ervas foram sendo acrescentadas e como os pedidos estavam bastante volumosos, outras agricultoras do grupo iniciaram o plantio a fim de que pudéssemos atender à demanda.
Como tínhamos grande variedade de temperos, muitos consumidores passaram a encomendar molhos específicos de algumas ervas como tomilho, salvia, alecrim e manjericão, superando em muito nossa expectativa de plantio.
Neste momento percebemos que cada uma das agricultoras tinha plantado um manjericão diferente e isto  criou uma certa polêmica.
Um manjericão tinha folhas miúdas, outro tinha as folhas bem maiores apesar de o formato ser o mesmo; um terceiro era bem maior que os outros dois e tinha brilho nas folhas; e mais um com brilho, folhas largas e dentadas.
 
Como não era de se estranhar cada uma das produtoras tinha o seu plantio como “o original”.  As entregas eram igualmente divididas e assim cada semana o consumidor recebia um tipo de produto sem que isto nunca tivesse sido questionado por nenhum deles.
Em uma de nossas reuniões de SPG aproveitamos para discutir o assunto. Eu conhecia a folha brilhosa como sendo alfavaca; Isabel afirmava que era Basílico e Fátima garantiu que comprara sementes de manjericão e mostrara a embalagem. Culminando com o empasse, um de nossos clientes havia encomendado 3 molhos de alfavaca pois sua esposa precisaria para o dia seguinte.
 
Finda a reunião decidi gastar algum tempo na busca de uma solução pesquisando o tema em alguns lendários livros feitos de papel e encadernados, com o objetivo de atender corretamente o pedido de nosso cliente.
O teor e grau de minha surpresa passo a transcrever com o objetivo de auxiliar àqueles que como eu vivenciaram esta dúvida.
Segundo  “O LIVRO COMPLETO DAS ERVAS”, traduzido por Beatriz Medina, há 64 espécies de alfavaca, todas nativas das regiões tropicais e subtropicais. ...muitas são as variedades de manjericão (O. Basilicum), principalmente na região mediterrânea. ...As formas de manjericão miúdo são populares na Grécia e para plantio em vasos e jardineiras...as formas de alfavaca de folhas longas incluem Lettuce Leaf e Mammoth utilizados para fazer trouxinhas...as formas de folhas coloridas são muito usadas como ornamentais e também com fins culinários...Entre as variedades mais aromáticas de O. basilicum estão Oriental Breeze, com flores roxas, usadas como ornamentos e na culinária...A alfavaca-do-campo (O.campechianum) é uma espécie com aroma acentuado...”
 Consultando “ERVAS E PLANTAS – A MEDICINA DOS SIMPLES”,  de Pe. Ivacir João Franco e Prof. Vilson Luiz Fontana, encontrei: “Alfavaca, basilicão, manjericão – ótima para tempero. Pode-se usar a planta fresca para chás...”
Em “SEGREDOS E VIRTUDES DAS PLANTAS MEDICINAIS”, editado pela Reader`s Digest encontrei: “Ocimum basilicum – alfavaca-cheirosa, basilicão, basilicão-grande, erva-real, manjericão-de-molho, manjericão-dos-cozinheiros, manjericão grande, quioio...Na sabedoria popular como na medicina, a alfavaca tinha boa e má reputação. Em alguns países foi associada ao lendário réptil conhecido como basilisco, cujo hálito e olhar podiam matar. Povos de outros países consideravam-na uma proteção contra bruxaria e um símbolo do amor”.


Uma vez que todas nós passamos a ter certeza de que manjericão, basilicão ou alfavaca são exatamente a mesma erva, mudando tão somente a espécie (num total de 64 variedades), decidimos compartilhar com nossos amigos e clientes pois esta foi uma dúvida que percebemos tanto entre os consumidores como também no nosso meio rural.


Postado por Lucia Helena Geoffroy

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

MANDALAS SITIO SHANDRA



TROCA DE EXPERIÊNCIA


TROCA DE EXPERIÊNCIAS


Uma das coisas que mais me atrai no campo é a troca de experiência.
Nos centros urbanos esta prática foi abandonada a muito tempo e poucos se atêm aos resultados de um ou outro expoente, sejam positivos ou negativos.
Quero narrar e porque não dividir a fantástica experiência que ninguém acreditava que daria certo.  Bem, nos idos de 2005, tomei conhecimento de que no nordeste havia sido implantado um projeto de plantio em forma de Mandala. Tudo girava ao redor de um pequeno reservatório de água e no entorno deste reservatório foi construído um galinheiro com 4 saídas que eram revezadas a fim de que as aves tivessem acesso aos canteiros na época apropriada. Todos os canteiros circundavam o galinheiro a fim de que os resíduos da roça servissem de alimento para as aves. Achei a ideia maravilhosa e  resolvi copiar. Levei algum tempo tentando convencer meus parceiros de que os canteiros redondos eram viáveis. Muitas discussões e argumentos contrários  até que em comum acordo eliminamos o reservatório de água e o galinheiro, mantendo os diversos canteiros circulares.
Ali foram plantados alface francesa, mimosa e crespa, rúcula, chicória lisa e frize, almeirão roxo, mostarda, couve manteiga,taioba, brócolis ramoso, pimenta biquinho, manjericão roxo e verde, salsa e cebolinha, coentro, salvia, hortelã, tomilho, estragão, pepino japonês, espinafre, pimenta tailandesa e mais algumas folhosas além do milho e vagem alessa.
O resultado foi espantoso. A incidência de pragas foi mínima. O plantio obedeceu ordem de altura. As culturas mais altas como a couve, taioba, brócolis, pimentas, mostarda, ficaram nos canteiros externos. Nos intermediários a mistura de aromas e cores provenientes dos temperos e das cravinas dava um toque especial à mandala e distraiam a atenção dos insetos, sendo os canteiros internos os acolhedores das alfaces, chocórias, espinafre .
Apesar de os meus parceiros terem sido radicalmente contra,  posso garantir que esta é a melhor, a mais segura e mais produtiva forma de plantio orgânico e como prova menciono o fato de ter conseguido colher brócolis ramoso, de excelente qualidade, por mais de nove meses ininterruptos.
A área que escolhi  tinha tendência ao alagamento em períodos de chuva, motivo pelo qual não a tínhamos utilizado antes. Por este motivo foi necessário que os canteiros ficassem bem altos e cobertos com palha para que não desmoronassem. Reconheço  o enorme trabalho inicial e agradeço aos meus parceiros Renato e Marcelo que muitas vezes tiveram ímpeto de me esganar...
Esta fantástica experiência quero  compartilhar com todos que buscam uma melhor qualidade dos alimentos além de aumento na produtividade. O Plantio em forma de mandalas realmente funciona e eu recomendo a todos que tiverem espaço. EXPERIMENTEM!
Com muito pesar fui obrigada a deslocar minha mandala pois era o único lugar plano o suficiente para a instalação de 3 estufas  destinadas ao plantio de tomates.
Hoje continuo com as mesmas culturas porém em canteiros retangulares e nunca mais colhi brócolis ramoso por 9 meses. Mas, por ser brasileira, não desisto nunca.

Postado por Lucia Helena Geoffroy - Sitio Shandra

terça-feira, 19 de agosto de 2014

PLANTAS QUE CURAM

Nossa pesquisa hoje foi no campo das ervas medicinais, seu cultivo e propriedades. A nossa famosa Babosa cujo nome científico é ALOE VERA, é uma planta suculenta de folhas verdes claras, carnudas que criam um leque sem haste em torno da base. Em clima quente elas produzem flores amarelas tubulares e estreitas. Seu plantio requer lugar ensolarado e solo bem drenado, propagando-se através de brotos que se formam na base da planta. Esperem os brotos secarem durante dois dias antes de plantá-los, em vaso cheio de mistura arenosa e de fácil drenagem. Depois de formados, transfira-os para o local definitivo. Em boa luz, é uma planta excelente para interiores.
A colheita e o armazenamento devem ser feitos seguindo alguns critérios pois ela só deve ocorrer quando dela necessitarmos. Corte a ponta a ser usada e o que restar intacto envolva em papel filme e guarde na geladeira para uso posterior.
O gel transparente e muciloginoso contido na folha da babosa tem propriedades anti-inflamatórias e curativas, mais conhecido pela capacidade de cicatrizar queimaduras. O gel da babosa também pode ser aplicado em ferimentos, arranhões, equizemas, psoríase e úlceras.
Beleza natural, calmante e nutritiva até para a pele mais ressecada e desidratada. Aloe Vera é um esfoliante suave removendo as celulas mortas da pele, estimulando a regeneração celular e atenuando cicatrizes e rugas.
É um alívio imediato para queimaduras, por isto gosto sempre de tê-las em um pequeno vaso em minha cozinha.Se voce se queimar, enquanto prepara a comida, o gel refrescate do aloe vera não so alivia a dor da queimadura como reduz a inflamação e se a pele se romper aloe vera ajuda a proteger de infecções o local da queimadura além da favorecer a restituição da pele rapidamente.
Chamamos a atenção para o fato de a babosa ou aloe vera ser laxativo catártico e por isto não se deve consumir prepadados domésticos uma vez que há preparados comerciais sem os componentes laxantes.
Os antigos egípcios chamavam-na de planta da imortalidade e Cleópatra a usava para preservar a beleza. O gel transparente das folhas cortadas tem propriedades calmantes e curativas sedo adequada para vasos grandes, jardins de pedras e interiores.
Dados extraídos de "O Livro Completo das Ervas",
Postado por Lucia Helena Geoffroy

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ADUBAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS




Os  produtos orgânicos recebem alguma adubação? É uma pergunta que muitos consumidores nos fazem. A resposta é sim. Os produtos orgânicos recebem adubação de diversas formas, sendo certo que nenhuma delas é química. No decorrer desta página tentaremos falar e esclarecer estas dúvidas.
A presença de matéria orgânica no solo é fundamental para se manter a sua fertilidade. Essa matéria orgânica é constituída por material orgânico fresco e humos. O material orgânico fresco é convertido em humos pelos organismos no solo. Este humos que confere uma cor escura ao solo permite reter muita água e nutrientes. Isto significa que para manter a fertilidade do solo é preciso começar por preservar a matéria orgânica que o mesmo contem, o que pode ser feito através do uso de práticas agrícolas apropriadas e da aplicação de estrume e de composto.
A compostagem é um processo microbiano aerobico. Isto é: para que se realise é necessário a presença de oxigênio que transforma os resíduos en adubo orgânico. O adubo orgânico possui propriedades que melhoram o rendimento das culturas pelo fornecimento de nutrientes às plantas e promovem a malhoria das condições química, física e biológicas do solo. Além disso o agricultor pode utilizar materiais disponíveis na propriedade conseguindo uma redução significativa dos custos devido à independencia de fertilizantes químicos. É uma prática simples e que pode ser feito em campo aberto como observamos nas fotos acima um trabalho conjunto de agricultores do SITIO SHANDRA em  Seropédica e alunos da UFRRJ.
fonte de pesquisa: Fundação Agromisa e Coleção Senar.
publicado por LUCIA HELENA GEOFFROY

quarta-feira, 13 de agosto de 2014


PODE COMER A VONTADE






AQUI ESTÁ UMA PEQUENA MOSTRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS. PORÉM DEVEMOS ESTAR SEMPRE ATENTOS AS FRUTAS DE ÉPOCA. POR SEREM FRESCAS E ECONOMICAMENTE MAIS VIÁVEIS.

FRUTAS SÃO SEMPRE UMA BOA OPÇÃO, PODEM SER CONSUMIDAS SIMPLESMENTE AO NATURAL, OU EM FORMA DE VITAMINAS COM LEITE OU COM O SUCO DE SUA PREFERENCIA.   
ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN

A FRASE CONTÉM GLÚTEN, PRESENTE NA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS, É UM ALERTA PARA OS CELÍACOS E INTOLERANTES AO GLÚTEN, QUE NÃO PODEM CONSUMIR A PROTEÍNA. ENTENDA MELHOR A DOENÇA.

PARA OS PORTADORES DA DOENÇA CELÍACA E INTOLERANTES AO GLÚTEN, ABOLIR A PROTEÍNA DO CARDÁPIO É QUESTÃO DE SAÚDE. MAS HÁ GENTE INDICANDO A DIETA  PARA EMAGRECER, SEM MUITO FUNDAMENTO. ENTENDA COMO ESSA PROTEÍNA AGE NO ORGANISMO, COMO ELA PODE SER SUBSTITUÍDA POR OUTROS INGREDIENTES E QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS NA HORA DE PREPARAR A REFEIÇÃO.

O QUE É O GLÚTEN ?
É UMA PROTEÍNA VEGETAL PRESENTE NO TRIGO, CEVADA, CENTEIO, AVEIA E MALTE. OU SEJA OS PÃES, MASSAS, BOLOS,CHOCOLATES, CERVEJAS E UÍSQUES CONTEM GLÚTEN. SUA FUNÇÃO É DAR LIGA AOS ALIMENTOS. NO CASO DO PÃO, POR EXEMPLO, É O GLÚTEN QUE CONFERE ELASTICIDADE A MASSA, PERMITINDO O CRESCIMENTO E RESULTANDO NA MACIEZ E TEXTURA ADEQUADA. PARA QUEM NÃO É CELÍACO, A PROTEÍNA É TOTALMENTE INOFENSIVA.

O QUE É A DOENÇA CELÍACA ?
É UM PROBLEMA GENÉTICO CARACTERIZADO PELA HIPERSENSIBILIDADE AO GLÚTEN. A DOENÇA ATINGE O INTESTINO DELGADO DIFICULTANDO A ABSORÇÃO DE NUTRIENTES COMO O FERRO, ÁCIDO FÓLICO, VITAMINA B12, A, D, E, K, ZINCO, ENTRE OUTROS. DENTRE OS SINTOMAS, A DIARREIA, DORES E DISTENÇÃO ABDOMINAL, ANEMIA, FALTA DE APETITE E DIFICULDADE EM GANHAR PESO. ALÉM DISSO O CELÍACO SOFRE COM ALTERAÇÃO DE HUMOR, PORQUE O GLÚTEN PRODUZ GLUTEOMORFINA UM COMPOSTO QUE CAUSA ALTERAÇÕES NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.    

QUAL O TRATAMENTO?
A DOENÇA NÃO TEM CURA, MAS A SAÍDA É ELIMINAR O GLÚTEN DO CARDÁPIO, TANTO PARA OS INDIVÍDUOS SINTOMÁTICOS  QUANTO PARA OS ASSINTOMÁTICOS. POR ISSO, DESDE 1992, TODOS OS ALIMENTOS DEVEM INFORMAR NO ROTULO A PRESENÇA DE PROTEÍNA.

TROCAS LIBERADAS.
OS ALIMENTOS ABOLIDOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR OUTROS, COMO A MANDIOCA, BATATA,ARROZ, QUINUA, AMARANTO E LINHAÇA. ASSIM OS DERIVADOS DESSES INGREDIENTES, COMO A FARINHA DE MANDIOCA, DE MILHO E DE SOJA, FÉCULA DE BATATA, POLVILHO DOCE OU AZEDO, FUBÁ, MILHARINA E ARROZINA TAMBÉM ESTÃO LIBERADOS.

DE OLHO NA COZINHA.
QUEM NÃO PODE INGERIR GLÚTEN DEVE TOMAR ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE PREPARAR A REFEIÇÃO.

ALIMENTOS COM GLÚTEN NUNCA DEVEM SER MANIPULADOS NO MESMO AMBIENTE.

OS RECIPIENTES E EMBALAGENS PLASTICAS DEVEM SER BEM HIGIENIZADOS PARA QUE NÃO RESTEM VESTÍGIOS DE ALIMENTOS QUE CONTENHAM GLÚTEN.

CUIDADO COM OS TALHERES. CORTAR O PÃO SEM GLÚTEN, POR EXEMPLO, COM UMA FACA USADA ANTERIORMENTE PARA CORTAR UM PÃO COMUM, PODE PROVOCAR UMA CRISE.

ALIMENTAÇÃO COM FRITURA. NUNCA FRITE O ALIMENTO NO ÓLEO ONDE ANTES SE FRITOU UM EMPANADO EM FARINHA DE TRIGO.

RESERVE UM ESPAÇO SEPARADO NO ARMÁRIO PARA GUARDAR OS ALIMENTOS SEM GLÚTEN.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

PRODUTOS ORGÂNICOS

Uma grande preocupação de todos nós diz respeito à finalidade deste Blog que é a divulgação de pesquisas e de relatos de resultados alcançados. Não estamos impingindo ou tentando convencer como sendo esta a única forma de salvar a humanidade. Estamos preocupados apenas em divulgar e dividir conhecimento sejam eles teóricos ou práticos, lembrando sempre que ninguém é dono da verdade absoluta.
Uma dúvida ainda latente entre consumidores é sobre a diferença entre Produtos Orgânicos e Produtos Convencionais.
Afinal, o que são Produtos Organicos? Como posso ter certeza de que o produto adquirido é Orgânico?
Bem, podemos iniciar nossas ponderações esclarecendo que Produto Orgânico não é aquele que não levou Agrotóxico.
A Produção Orgânica leva em conta uma série de fatores tais como a diversidade de cultura, a análise e correção e preparação do solo sem utilização de produtos químicos; o controle biológico das pragas sem aplicação de nenhum produto nocivo à saúde; a não utilização de queimadas; a proteção de nascentes; a manutenção de área com floresta; a utilização de coberturas no solo, enfim uma gama de procedimentos que tornam esta prática um estilo de vida e não apenas uma forma de agricultura.
O respeito das Normas Governamentais que regem a matéria viabilizam a rastreabilidade de todos os produtos e produtores orgânicos deste o plantio até a sua venda. Esta é a garantia de que o produto adquirido é realmente orgânico uma vez que todos os produtores são devidamente cadastrados no Ministério da Agricultura além de serem associados a Certificadoras ou sistema SPG

domingo, 3 de agosto de 2014

APRESENTAÇÃO DO BLOG

OLÁ AMIGOS, ESTE BLOG DESTINA-SE A QUEM CASO POSSA ESTAR INTERESSADO. FALAREMOS SOBRE: ALIMENTAÇÃO NATURAL, PRODUTOS ORGÂNICOS, PRODUTOS FEITOS SEM GLÚTEN E TODA LINHA DE PRODUTOS FEITOS COM A MANDIOCA. ESTE BLOG TAMBÉM É DESTINADO A DICAS DE RECEITAS NATURAIS E TROCA DE EXPERIENCIAS.
    É NORMAL OUVIR DIZER QUE O QUE NÃO MATA ENGORDA, QUE DE MEDICO E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO E QUE "JÁ DIZIA MINHA AVÓ" . O FATO É QUE EXISTEM COISAS QUE DA PRA RESOLVER  COM PREVENÇÃO E ALGUNS CONHECIMENTOS BÁSICOS. É SABIDO POR TODOS QUE É POSSÍVEL PROMOVER A CURA ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO E DE ALGUMAS PLANTAS QUE AS VEZES SÃO CONHECIDAS POR ALGUNS E NÃO PELA MAIORIA. MUITAS VEZES QUEM MAIS PRECISA NÃO CONHECE OS PODERES DE DETERMINADAS PLANTAS QUE ENCONTRAMOS COM FACILIDADE EM QUALQUER LUGAR. POR ISSO, ACHO IMPORTANTE TER ESSE ESPAÇO ONDE POSSAMOS COMPARTILHAR NOSSAS EXPERIENCIAS, FALAR SOBRE COISAS QUE APRENDEMOS, OU QUE AINDA PODEMOS APRENDER AO LONGO DA VIDA.