quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TROCA DE EXPERIÊNCIA


TROCA DE EXPERIÊNCIAS


Uma das coisas que mais me atrai no campo é a troca de experiência.
Nos centros urbanos esta prática foi abandonada a muito tempo e poucos se atêm aos resultados de um ou outro expoente, sejam positivos ou negativos.
Quero narrar e porque não dividir a fantástica experiência que ninguém acreditava que daria certo.  Bem, nos idos de 2005, tomei conhecimento de que no nordeste havia sido implantado um projeto de plantio em forma de Mandala. Tudo girava ao redor de um pequeno reservatório de água e no entorno deste reservatório foi construído um galinheiro com 4 saídas que eram revezadas a fim de que as aves tivessem acesso aos canteiros na época apropriada. Todos os canteiros circundavam o galinheiro a fim de que os resíduos da roça servissem de alimento para as aves. Achei a ideia maravilhosa e  resolvi copiar. Levei algum tempo tentando convencer meus parceiros de que os canteiros redondos eram viáveis. Muitas discussões e argumentos contrários  até que em comum acordo eliminamos o reservatório de água e o galinheiro, mantendo os diversos canteiros circulares.
Ali foram plantados alface francesa, mimosa e crespa, rúcula, chicória lisa e frize, almeirão roxo, mostarda, couve manteiga,taioba, brócolis ramoso, pimenta biquinho, manjericão roxo e verde, salsa e cebolinha, coentro, salvia, hortelã, tomilho, estragão, pepino japonês, espinafre, pimenta tailandesa e mais algumas folhosas além do milho e vagem alessa.
O resultado foi espantoso. A incidência de pragas foi mínima. O plantio obedeceu ordem de altura. As culturas mais altas como a couve, taioba, brócolis, pimentas, mostarda, ficaram nos canteiros externos. Nos intermediários a mistura de aromas e cores provenientes dos temperos e das cravinas dava um toque especial à mandala e distraiam a atenção dos insetos, sendo os canteiros internos os acolhedores das alfaces, chocórias, espinafre .
Apesar de os meus parceiros terem sido radicalmente contra,  posso garantir que esta é a melhor, a mais segura e mais produtiva forma de plantio orgânico e como prova menciono o fato de ter conseguido colher brócolis ramoso, de excelente qualidade, por mais de nove meses ininterruptos.
A área que escolhi  tinha tendência ao alagamento em períodos de chuva, motivo pelo qual não a tínhamos utilizado antes. Por este motivo foi necessário que os canteiros ficassem bem altos e cobertos com palha para que não desmoronassem. Reconheço  o enorme trabalho inicial e agradeço aos meus parceiros Renato e Marcelo que muitas vezes tiveram ímpeto de me esganar...
Esta fantástica experiência quero  compartilhar com todos que buscam uma melhor qualidade dos alimentos além de aumento na produtividade. O Plantio em forma de mandalas realmente funciona e eu recomendo a todos que tiverem espaço. EXPERIMENTEM!
Com muito pesar fui obrigada a deslocar minha mandala pois era o único lugar plano o suficiente para a instalação de 3 estufas  destinadas ao plantio de tomates.
Hoje continuo com as mesmas culturas porém em canteiros retangulares e nunca mais colhi brócolis ramoso por 9 meses. Mas, por ser brasileira, não desisto nunca.

Postado por Lucia Helena Geoffroy - Sitio Shandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário