sexta-feira, 15 de agosto de 2014
ADUBAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Os produtos orgânicos recebem alguma adubação? É uma pergunta que muitos consumidores nos fazem. A resposta é sim. Os produtos orgânicos recebem adubação de diversas formas, sendo certo que nenhuma delas é química. No decorrer desta página tentaremos falar e esclarecer estas dúvidas.
A presença de matéria orgânica no solo é fundamental para se manter a sua fertilidade. Essa matéria orgânica é constituída por material orgânico fresco e humos. O material orgânico fresco é convertido em humos pelos organismos no solo. Este humos que confere uma cor escura ao solo permite reter muita água e nutrientes. Isto significa que para manter a fertilidade do solo é preciso começar por preservar a matéria orgânica que o mesmo contem, o que pode ser feito através do uso de práticas agrícolas apropriadas e da aplicação de estrume e de composto.
A compostagem é um processo microbiano aerobico. Isto é: para que se realise é necessário a presença de oxigênio que transforma os resíduos en adubo orgânico. O adubo orgânico possui propriedades que melhoram o rendimento das culturas pelo fornecimento de nutrientes às plantas e promovem a malhoria das condições química, física e biológicas do solo. Além disso o agricultor pode utilizar materiais disponíveis na propriedade conseguindo uma redução significativa dos custos devido à independencia de fertilizantes químicos. É uma prática simples e que pode ser feito em campo aberto como observamos nas fotos acima um trabalho conjunto de agricultores do SITIO SHANDRA em Seropédica e alunos da UFRRJ.
fonte de pesquisa: Fundação Agromisa e Coleção Senar.
publicado por LUCIA HELENA GEOFFROY
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Nenhum comentário:
Postar um comentário