quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ALIMENTAÇÃO SEM GLÚTEN

A FRASE CONTÉM GLÚTEN, PRESENTE NA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS, É UM ALERTA PARA OS CELÍACOS E INTOLERANTES AO GLÚTEN, QUE NÃO PODEM CONSUMIR A PROTEÍNA. ENTENDA MELHOR A DOENÇA.

PARA OS PORTADORES DA DOENÇA CELÍACA E INTOLERANTES AO GLÚTEN, ABOLIR A PROTEÍNA DO CARDÁPIO É QUESTÃO DE SAÚDE. MAS HÁ GENTE INDICANDO A DIETA  PARA EMAGRECER, SEM MUITO FUNDAMENTO. ENTENDA COMO ESSA PROTEÍNA AGE NO ORGANISMO, COMO ELA PODE SER SUBSTITUÍDA POR OUTROS INGREDIENTES E QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS NA HORA DE PREPARAR A REFEIÇÃO.

O QUE É O GLÚTEN ?
É UMA PROTEÍNA VEGETAL PRESENTE NO TRIGO, CEVADA, CENTEIO, AVEIA E MALTE. OU SEJA OS PÃES, MASSAS, BOLOS,CHOCOLATES, CERVEJAS E UÍSQUES CONTEM GLÚTEN. SUA FUNÇÃO É DAR LIGA AOS ALIMENTOS. NO CASO DO PÃO, POR EXEMPLO, É O GLÚTEN QUE CONFERE ELASTICIDADE A MASSA, PERMITINDO O CRESCIMENTO E RESULTANDO NA MACIEZ E TEXTURA ADEQUADA. PARA QUEM NÃO É CELÍACO, A PROTEÍNA É TOTALMENTE INOFENSIVA.

O QUE É A DOENÇA CELÍACA ?
É UM PROBLEMA GENÉTICO CARACTERIZADO PELA HIPERSENSIBILIDADE AO GLÚTEN. A DOENÇA ATINGE O INTESTINO DELGADO DIFICULTANDO A ABSORÇÃO DE NUTRIENTES COMO O FERRO, ÁCIDO FÓLICO, VITAMINA B12, A, D, E, K, ZINCO, ENTRE OUTROS. DENTRE OS SINTOMAS, A DIARREIA, DORES E DISTENÇÃO ABDOMINAL, ANEMIA, FALTA DE APETITE E DIFICULDADE EM GANHAR PESO. ALÉM DISSO O CELÍACO SOFRE COM ALTERAÇÃO DE HUMOR, PORQUE O GLÚTEN PRODUZ GLUTEOMORFINA UM COMPOSTO QUE CAUSA ALTERAÇÕES NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.    

QUAL O TRATAMENTO?
A DOENÇA NÃO TEM CURA, MAS A SAÍDA É ELIMINAR O GLÚTEN DO CARDÁPIO, TANTO PARA OS INDIVÍDUOS SINTOMÁTICOS  QUANTO PARA OS ASSINTOMÁTICOS. POR ISSO, DESDE 1992, TODOS OS ALIMENTOS DEVEM INFORMAR NO ROTULO A PRESENÇA DE PROTEÍNA.

TROCAS LIBERADAS.
OS ALIMENTOS ABOLIDOS PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR OUTROS, COMO A MANDIOCA, BATATA,ARROZ, QUINUA, AMARANTO E LINHAÇA. ASSIM OS DERIVADOS DESSES INGREDIENTES, COMO A FARINHA DE MANDIOCA, DE MILHO E DE SOJA, FÉCULA DE BATATA, POLVILHO DOCE OU AZEDO, FUBÁ, MILHARINA E ARROZINA TAMBÉM ESTÃO LIBERADOS.

DE OLHO NA COZINHA.
QUEM NÃO PODE INGERIR GLÚTEN DEVE TOMAR ALGUNS CUIDADOS NA HORA DE PREPARAR A REFEIÇÃO.

ALIMENTOS COM GLÚTEN NUNCA DEVEM SER MANIPULADOS NO MESMO AMBIENTE.

OS RECIPIENTES E EMBALAGENS PLASTICAS DEVEM SER BEM HIGIENIZADOS PARA QUE NÃO RESTEM VESTÍGIOS DE ALIMENTOS QUE CONTENHAM GLÚTEN.

CUIDADO COM OS TALHERES. CORTAR O PÃO SEM GLÚTEN, POR EXEMPLO, COM UMA FACA USADA ANTERIORMENTE PARA CORTAR UM PÃO COMUM, PODE PROVOCAR UMA CRISE.

ALIMENTAÇÃO COM FRITURA. NUNCA FRITE O ALIMENTO NO ÓLEO ONDE ANTES SE FRITOU UM EMPANADO EM FARINHA DE TRIGO.

RESERVE UM ESPAÇO SEPARADO NO ARMÁRIO PARA GUARDAR OS ALIMENTOS SEM GLÚTEN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário