Nossa pesquisa hoje foi no campo das ervas medicinais, seu cultivo e propriedades. A nossa famosa Babosa cujo nome científico é ALOE VERA, é uma planta suculenta de folhas verdes claras, carnudas que criam um leque sem haste em torno da base. Em clima quente elas produzem flores amarelas tubulares e estreitas. Seu plantio requer lugar ensolarado e solo bem drenado, propagando-se através de brotos que se formam na base da planta. Esperem os brotos secarem durante dois dias antes de plantá-los, em vaso cheio de mistura arenosa e de fácil drenagem. Depois de formados, transfira-os para o local definitivo. Em boa luz, é uma planta excelente para interiores.
A colheita e o armazenamento devem ser feitos seguindo alguns critérios pois ela só deve ocorrer quando dela necessitarmos. Corte a ponta a ser usada e o que restar intacto envolva em papel filme e guarde na geladeira para uso posterior.
O gel transparente e muciloginoso contido na folha da babosa tem propriedades anti-inflamatórias e curativas, mais conhecido pela capacidade de cicatrizar queimaduras. O gel da babosa também pode ser aplicado em ferimentos, arranhões, equizemas, psoríase e úlceras.
Beleza natural, calmante e nutritiva até para a pele mais ressecada e desidratada. Aloe Vera é um esfoliante suave removendo as celulas mortas da pele, estimulando a regeneração celular e atenuando cicatrizes e rugas.
É um alívio imediato para queimaduras, por isto gosto sempre de tê-las em um pequeno vaso em minha cozinha.Se voce se queimar, enquanto prepara a comida, o gel refrescate do aloe vera não so alivia a dor da queimadura como reduz a inflamação e se a pele se romper aloe vera ajuda a proteger de infecções o local da queimadura além da favorecer a restituição da pele rapidamente.
Chamamos a atenção para o fato de a babosa ou aloe vera ser laxativo catártico e por isto não se deve consumir prepadados domésticos uma vez que há preparados comerciais sem os componentes laxantes.
Os antigos egípcios chamavam-na de planta da imortalidade e Cleópatra a usava para preservar a beleza. O gel transparente das folhas cortadas tem propriedades calmantes e curativas sedo adequada para vasos grandes, jardins de pedras e interiores.
Dados extraídos de "O Livro Completo das Ervas",
Postado por Lucia Helena Geoffroy
Nenhum comentário:
Postar um comentário